quarta-feira, 6 de junho de 2012


O que é I.A, Inteligência Artificial?


“Denominamos nossa espécie Homo Sapiens  - homem sábio- porque nossas capacidades mentais são muito importantes para nós. Durante milhares de anos procuramos entender como pensamos ; isto é, como um mero punhado de matéria pode perceber, compreender, prever e manipular um mundo muito maior e mais complicado que ela própria. O campo da Inteligência Artificial ou I.A vai ainda mais além: ele tenta não apenas compreender, mas também construir entidades inteligentes.

A I.A é uma das ciências mais recentes. O trabalho começou logo após a segunda guerra mundial, e o próprio nome foi cunhado em 1956. Juntamente com a biologia molecular, a I.A é citada regularmente como “o campo em que mais gostaria de estar” por cientistas de outras disciplinas. Um aluno de física pode argumentar com boa dose de razão que todas as idéias já foram desenvolvidas por Galileu, Newton, Einstein, e outros. Por outro lado,  a I.A ainda tem espaço para surgimento de vários Einsteins.

Atualmente, a IA abrange uma enorme variedades de subcampos, desde áreas de uso em geral, como aprendizado e percepção, até tarefas específicas como jogos de xadrez, demonstração de teoremas matemáticos, criação de poesia e diagnósticos de doenças. A IA sistematiza e automatiza tarefas intelectuais, portanto, é potencialmente relevante para qualquer esfera da atividade intelectual humana. Nesse sentido, ela é verdadeiramente um campo universal.”   

  
Referências; RUSSELL, Stuart.; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial.  ed.campus.2004.  p 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário